Webmaster: 5 cuidados ao contratar
Confira 5 cuidados que você deve ter ao contratar um webmaster
Lidar com profissionais de tecnologia nem sempre é tarefa fácil, no post de hoje explico 5 cuidados que você deve ter para contratar um webmaster qualificado e competente.
1. Verifique o portfólio do Webmaster
Veja os projetos já desenvolvidos pelo profissional, entenda se o modelo de trabalho se enquadra no que você precisa para o seu negócio.
2. Entre em contato com os clientes anteriores
Para medir o comprometimento do webmaster, ligue para clientes que já utilizaram o serviço dele, para se assegurar verifique prazos e valores cobrados além do relacionamento com o cliente.
3. Confira a capacidade técnica do webmaster
O tipo de linguagem e plataforma que o profissional domina é muito importante, as vezes uma pessoa que trabalha tranquilamente com WordPress não sabe como trabalhar com lojas virtuais e assim por diante.
4. Servidor utilizado, revenda ou hospedagem à parte
Alguns profissionais costumam oferecer o serviço de hospedagem junto com o projeto de desenvolvimento, eu particularmente não gosto desse modelo, pois se o webmaster sumir o seu site já era.
Registre o domínio e compre um plano de hospedagem por contra própria, guarde bem os dados de acesso e fique de olho nos pagamentos.
5. Veja se a manutenção e atualização estão inclusas
Do que adianta um site se ele estiver desatualizado ou cheios de bugs, veja se o contrato cobre gastos com a continuidade do projeto, ou ao menos faça um acordo à parte para realizar um check-up em uma periodicidade maior.
O site não pode ficar sem atualização de maneira nenhuma, tudo muda muito rápido nesse meio então esteja preparado.