Servidor: 5 motivos para não hospedar em casa
Confira 5 motivos para não hospedar site no servidor de casa
Esta pergunta é uma das mais frequentes quando o assunto é servidor de hospedagem.
Hoje vou falar por que você não deve hospedar um site em casa, e sim dar prioridade para um ambiente profissional e adequado.
1 – Redundância de servidores ou hardwares, HD, Fonte, memória
Hospedando um site em casa, qualquer falha de hardware vai tirar o seu site do ar, ter uma redundância física é primordial para que a disponibilidade do site seja elevada.
2 – Ambiente climatizado para reduzir o desgaste do servidor
Um servidor de hospedagem precisa estar em uma temperatura entre 17°C e 21°C, ou seus componentes terão um desgaste acelerado.
Para montar um servidor em casa reserve uma sala com um ar condicionado ligado o dia inteiro, ou nada feito.
3 – Segurança física, e se algo acontecer onde o servidor está?
Se deseja manter um site 100% no ar existe a necessidade de manter o mínimo de segurança no local onde o servidor está.
Garanto que você não vai querer manter um guarda 24 horas na porta do seu quarto.
4 – Links de conexão interligado com todas as operadoras do país
Hospedando um site em casa o máximo que terá será o seu link de internet compartilhada, que muitas vezes possui IP dinâmico (que troca a cada conexão).
Se sua internet cair ninguém mais verá o seu site.
Sendo necessário o uso de um serviço DDNS para manter a proeza de um uptime decente.
5 – O custo benefício de tudo isso precisa estar de acordo com o seu bolso
Manter um gerador junto com ar condicionado ligado full time com certeza trará um valor astronômico na sua conta de luz.
Fazendo os cálculos verá que um servidor doméstico é útil apenas para aprendizado ou testes.
Para algo profissional contrate um empresa do ramo.
Gostei de sua postagem , também tenho 2 servidores em casa desde 2009 que uso para hospedar sistema de pequenos e médio comercio o que mais me deixa chateado e link dedicado caro e energia , já parte de peças raramente estraga algo ate porque sou muito cuidados mas deixo uns estoque em casa guardado para reposição de peças e possuo contato com fornecedores onde comprei , mas como você mesmo disse amigo por mais que a gente tenta ser seguro e tudo mais sempre estamos propensos a falhar ,no caso de falta de enegia eu tenho em casa hoje um nobreak de 3200va e um gerador de energia a gasolina 1.3kv … como onde eu moro faz muito calor quase o ano inteiro então optei pela energia solar durante o dia tenho uma 2 placas solares com inversor e controladora de carga , foi um gasto monstruoso esse projeto meu mas valeu a pena porque só uso 33% da energia da minha casa .
Olá João, gostei do seu relato, muito interessante, como você mesmo disse o gasto para manter esse tipo de projeto é alto, além de ter que cuidar de toda manutenção da infraestrutura.. etc, é necessário colocar tudo na balança antes de bater o martelo. Parabéns pela sua dedicação e iniciativa. Abraço.
mesmo com tantos pontos negativos, meu servidor continua rodando em casa ha anos, desde 1998, onde eu comecei com um K62500 e fui evoluindo ate hoje, bom, utilizo meu servidor para uma pequena quantidade de arquivos sites etc, utilizo como apoio a streaming de casa, estilo Android tv para rodar filmes pelo server, pra mim foi e é otimo, o ruin é que acumulo milhares de hds e gasto energia feito louco, mas no mais, esta otimo, e jamais tive a necessidade que voce disse, mas mesmo assim esta otimo o topico seu, parabens!
Muito bom Altemar, grato por sua colaboração, realmente sempre existem casos onde é possível se virar tranquilamente com os recursos locais. Forte Abraço.