7 dicas para ser bem atendido

7-dicas-para-ser-bem-atendido-topo

Ser bem atendido, todos nos queremos isso, porém diariamente existe uma briga de gladiadores nas centrais de atendimento pelo Brasil afora onde analistas não entendem clientes e vice-versa.

Isso naturalmente gera um desgaste muito grande em ambas as partes, e o resultado disso, é a enorme quantidade de reclamações em sites especializados e até em órgãos de proteção ao consumidor como o Procon.

Saiba como ser bem atendido em seu provedor de hospedagem

Venho por meio deste artigo tentar facilitar a interação e o entendimento entre cliente e analista, fazendo com que as ligações para seu provedor de hospedagem deixem de ser um martírio.

Atuei como analista de suporte técnico por alguns anos, então poderei explanar meu ponto de vista sobre este assunto.

1° Controle as emoções negativas

Nunca desconte toda a sua fúria no analista que lhe atender, sei que quando estamos nervosos não pensamos duas vezes antes de começarmos a metralhar o primeiro que vemos pelo frente.

Ao tomar essa atitude, o analista caso seja um iniciante ou até esteja em treinamento perderá todo o seu controle emocional e não conseguira ajuda-lo da melhor forma possível.

Além disto, dependendo do temperamento do profissional ele poderá demorar ainda mais para resolver a sua dificuldade, pois nós humanos agimos por afinidade.

Vocês me dirão, mas eu pago, e não quero nem saber dos problemas de quem vai me atender, só quero meu problema resolvido.

Ai eu respondo, que em muitos casos você é o centésimo cliente que o analista está atendendo no dia, e que o profissional pode estar há horas sem ir ao banheiro.

Infelizmente é isto que é imposto por muitas empresas de call centers terceirizadas.

2° Chame o atendente pelo nome

Quando efetuar a ligação ou estiver no chat sempre trate o analista pelo nome, e grave bem o nome, horário do atendimento e número do chamado.

Apenas desta forma você poderá resgatar esse contato e até pleitear uma solução junto a ouvidoria.

Lembre-se que tratando o analisa pelo nome também ajudará com relação a afinidade e poderá ser o inicio de um atendimento bem sucedido.

Sempre de preferência à empresas que possuem um setor de ouvidoria, isto demonstra que a empresa possui a predisposição de defender o cliente e pode apresentar uma solução efetiva em última instância.

3° Vá direto ao assunto, seja objetivo

Seja breve e objetivo em seu contato, não tente contar a história do inicio da internet e nem como anda o seu relacionamento afetivo.

Isto irá atrasar e confundir o analista que poderá demorar mais para sondar e apresentar o diagnostico do seu problema.

Lembre-se que profissionais de TI são treinados e tem habilidade, agilidade e foco em resolução, ou seja, evite assuntos desnecessários para ser bem atendido.

4° Pergunte o prazo para resolução do problema

Normalmente quando o problema foge aos níveis de resolução do suporte nível um ele é passado para o nível dois, e pode chegar até o nível três.

É desta forma que funciona a maioria das empresas que seguem o padrão ITIL de atendimento.

Sugiro que sempre questione o prazo para resolução do seu problema e se sua empresa de hospedagem não possuir um painel de acompanhamento, cobre imediatamente após o termino do prazo inicial estipulado.

Em última instância acione a ouvidoria, pois pode acontecer do analista não dar a devida prioridade ao seu chamado ou até ter segurado sua solicitação desnecessariamente em seu nível de atendimento.

5° Seja compreensivo colabore com o atendimento

Busque ao máximo ser “parceiro(a)” do analista que está te atendendo, pois inicialmente ele é o único que pode defende-lo e que estará disposto a encontrar uma solução nem que o caso tenha que ser levado a um nível superior de atendimento.

Tente usar um tom de voz cordial, assim ao final da resolução haverá grandes chances do analista ficar muito feliz e contente por tê-lo ajudado e das próximas vezes que você precisar ele lembrará do seu nome e poderá contribuir ainda mais para agilizar o seu atendimento.

6° Reclame de maus profissionais

Sei que em todas as áreas existem os maus profissionais, então quando for mal atendido não perca tempo, encaminhe imediatamente o nome do analista e o número do chamado para ouvidoria.

Assim, inicialmente o analista passará por uma reciclagem e todas as ligações ou chamados do mesmo poderão ser auditados.

Se constatado a falta de perfil ou até a falta de ética o mesmo será desligado.

Liberando a vaga para quem realmente se importa com o bom trato ao cliente.

No final das contas é o cliente quem traz toda a receita de uma empresa.

7° Exija o seu direito como consumidor

Nunca deixe de exigir os seus direitos, preze por ser bem atendido porém também colabore para que isso ocorra.

Ao denunciar ou reclamar tenha em mente que estará colaborando para que a empresa evolua o seu nível de atendimento técnico e todos sairão ganhando.

Tanto você que precisa do atendimento, quanto a empresa que precisa de clientes satisfeitos para bancar a sua operação e até expandir os seus negócios.

Obviamente também existem empresas que não colaboram com o desenvolvimento de seus funcionários, ou seja, não aplicam treinamentos e nem estimulam a busca por novos conhecimentos.

Muitas dessas empresas são apenas máquinas que geram novas assinaturas, e não conseguem suprir as necessidades técnicas de seus clientes.

Por esse motivo eu desenvolvi um ranking com as empresas de hospedagem de sites mais recomendadas do Brasil.

Espero ter ajudado.

Forte Abraço.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *