Meu blog foi bloqueado e agora?
Ultimamente tenho notado um número grande de reclamações sobre bloqueio de blog e sites, os usuários informam que contrataram um plano ilimitado e mesmo assim foram bloqueados.
A informação repassada é que o bloqueio foi realizado pelo alto consumo de recursos, ou seja, tráfego, memoria ou armazenamento.
O resultado disso são as enormes queixas postadas em sites especializados como reclame aqui e sites similares.
Motivo para o bloqueio do Blog
Mas afinal de contas como isso pode acontecer?
Prezados leitores a questão é mais simples do que parece, pois toda hospedagem compartilhada possui um termo de uso onde é especificado qual é a porcentagem máxima de uso de recursos que cada usuário pode utilizar.
A limitação pode variar de 10% a 25% dos recursos totais do servidor.
Ultrapassando a porcentagem acima o usuário é automaticamente notificado e caso haja reincidência o blog ou site é bloqueado, obrigando o usuário a mudar para um plano que comporte tal consumo de recursos.
A leitura do termo de uso
Toda essa grande confusão poderia ser evitada caso o usuário efetuasse a leitura dos termos de uso que é um documento imprescindível para saber seus direitos e deveres na contratação do plano de hospedagem de sites.
Então, minha dica é; antes de qualquer contratação de serviço de hospedagem leia por completo o termo de uso e somente depois finalize a compra.
O mecanismo de bloqueio
A dúvida que fica é porque as empresas do ramo de hospedagem de sites utilizam esse mecanismo de bloqueio?
A resposta é: para manter o ambiente do servidor compartilhado livre de spammers e fluindo bem.
Como se trata de um serviço compartilhado centenas de outros usuários estão no mesmo servidor, compartilhando memória, banda e armazenamento.
Então, se um usuário por qualquer motivo decide consumir mais do que o acordado nos termos de uso o ambiente pode entrar em colapso deixado todos os outros sites fora do ar.
Dica sobre tráfego para o blog
Uma boa dica é; se você prevê que o seu site terá um alto tráfego, como por exemplo mais de mil usuário simultâneos pra que ter a dor de cabeça de contratar um serviço compartilhado?
Sendo que você pode contratar uma hospedagem VPS que te trará tranquilidade e as mesmas facilidades que o outro serviço?
A única diferença é o preço, pois com o sistema de virtualização é possível garantir que os recursos sejam disponibilizados em sua capacidade total, assim eliminando a possibilidade de gargalos e a inferência nos demais sites que estejam utilizando o mesmo recurso de virtualização.
Para entender melhor como funciona o serviço leia o meu artigo hospedagem compartilhada versus VPS .
Conclusão
Caso tenha tido o seu blog ou site bloqueado por alto consumo não perca tempo tentando mudar para outra hospedagem compartilhada pois fatalmente terá o mesmo problema.
Além de tudo passará mais raiva reclamando em vão no suporte técnico que como sempre responderá que você deve ler o termo de uso e ficar de acordo com as políticas.
O pulo do gato é ir direto para um plano de hospedagem VPS para ter a tranquilidade de dormir e não ficar pensando que o seu site poderá ficar fora do ar por dias e mais dias.
E por último mas não menos importante, quando for contratar qualquer serviço de hospedagem de sites sempre procure por algum usuário que já tenham tido uma boa experiência com a empresa.
Não se esqueça de ligar para o suporte ou tirar algumas dúvidas via chat para não ser surpreendido com a qualidade do atendimento quando mais precisar.
Você tem alguma história de bloqueio? Compartilhe conosco :-)