WordPress onde hospedar?
Saiba onde hospedar o seu WordPress
Uma dúvida muito frequente é onde hospedar o WordPress para evitar problemas com site indisponível, lentidões e falhas generalizadas.
Então por meio deste artigo vou esclarecer o máximo possível de questões.
WordPress.com vale a pena?
Muitas pessoas me perguntam sobre a contratação do serviço de hospedagem wordpress.com.
E eu sempre digo que para sites e blogs profissionais é recomendado que se instale o WordPress manualmente dentro de um provedor de hospedagem.
Assim terá a gerência completa do ambiente, pois limitações técnicas podem frustrar o usuário dentro da plataforma wordpress.com.
WordPress qual servidor escolher?
Para começar a selecionar onde irá hospedar o seu WordPress deve-se ter em mente alguns pré-requisitos.
O primeiro item é a escolha de um plano de hospedagem Linux.
Segundo algumas pesquisas aplicativos desenvolvidos em PHP rodam de forma mais otimizada em servidores Linux.
Como o WordPress é desenvolvido em PHP seguir essa dica é importante.
Qual tipo de plano utilizar na instalação?
Outra questão que você deve levar em conta é se o provedor possui tráfego ilimitado*.
Normalmente sites e blogs WordPress costumam ter um grande número de visitas então não corra o risco de deixa-los fora o ar.
Tráfego é a quantidade de dados que o seu provedor de hospedagem envia para o navegador de cada visitante.
Ex: se o site possui uma imagem de 10kb e 10 usuários acessarem o site, você terá consumido 100 kb de banda 10 Kb x 10 usuário= 100 kb.
Porém existem técnicas de cache que podem minimizar o carregamento de imagens e scripts, armazenando os arquivos no navegador do visitante.
Assim um novo carregamento será demandado em um espaço de tempo maior, reduzindo o consumo de tráfego.
Cuidado com o tráfego “ilimitado”
Não se engane, todos os provedores que informam tráfego ilimitado, possuem um termo de uso para evitar abusos.
Neles constam que o usuário deve consumir no máximo de 10% a 25% dos recursos do servidor.
Nenhum provedor deseja ter a performance do serviço reduzida por abusos de uma só conta.
Se você prevê que o seu site terá mais de 500 usuários simultâneos é melhor verificar a possibilidade de contratação de uma hospedagem VPS.
Para entender melhor sobre esse assunto leia meu artigo hospedagem compartilhada versus VPS.
Prioridades em Hospedagem WordPress
Dê prioridade para empresas que possuem suporte técnico 24 horas e tenham uma política de reembolso de no mínimo 30 dias.
Assim você poderá testar e ter o dinheiro de volta caso não goste.
Fique atento ao mercado de hospedagem de sites, pois existem muitas empresas amadoras que apenas prestam um desserviço ao cliente.
Para se blindar desse tipo de empresa procure na internet depoimentos de clientes que tenham tido uma boa experiência com o provedor de hospedagem de sites.
Oi Magno! Suas respostas são de muita ajuda. Você poderia me dizer se o Plano P que oferece HostGator (https://www.hostgator.com.br/hospedagem-de-sites.php) é bom para hospedagem de um site pequeno? Estou procurando vender os meus produtos e utilizar WordPress e plugins como WooCommerce e também os médios de pagamento MercadoPago e Mercado Envio… tem alguma dica respeito disso? Muito obrigada!!!
Olá Valéria, é bom sim, você pode utilizar o plugin sem problemas no plano P, porém fique sempre atenta ao termo de uso pois existem limitações para conter abusos no consumo de recursos do servidor.
Abraço.
No plano M do hostgator diz que tem Sites e Domínios ILIMITADOS. Como assim? Eu posso ter dois sites, com dois dominios diferentes que não tenham nada a ver um com o outro? Isso?
Olá Olivia, isso mesmo !, suponha que você tenha dois domínios sendo o principal olivia1.com.br e o secundário olivia2.com.br, você poderá hospedar ambos no mesmo plano de hospedagem. Basta que adicione os domínios no painel de controle como suplementares ou estacionados.
Abraço.
Mas e se forem dois sites, totalmente diferentes? N quero que ele ficam linkados um com o outro, dois sites totalmente diferente?Ai precisaria comprar duas hospedagens?
Olá Júlia, quando você adiciona um novo domínio suplementar dentro do painel de controle ele é considerado como um novo site, uma nova pasta é criada para que os arquivos sejam armazenados separadamente, não haverá interferência, você pode adicionar quantos sites quiser. Contratando um plano com domínios ilimitados você pode hospedar tudo no mesmo lugar.
Abraço.
Fala, Magno. Quero criar meu site através do wordpress e vi sua recomendação do HostGator, mas sinceramente tenho lido muitas reclamações sobre o atendimento da empresa. Me interessei pelos planos da Amazon e um do Media Temple especial pra wordpress (mas custa 20 dólares).
Tem alguma experiência com essas empresas? Desde já obrigado!
Olá Gabriel, um fluxo maior de reclamações é natural em uma empresa com 400 mil clientes, o importante é rapidez com que a questão é resolvida, em minha experiência pessoal tenho notado que grande parte das queixas relacionadas a hospedagem de sites é por falta de leitura dos termos de uso. A amazon é muito boa no que se trata de cloud computing, sobre a media temple não tenho nenhum parecer. Minha dica é; cuidado com o dólar em tempos de incertezas.
Abraço.
Olá Magno
Ótimo post, tanto esse como o outro sobre hospedagens.
Eu queria saber se você poderia me ajudar com alguma dica. Mudei minha hospedagem wordpress faz uma semana para o UOLHOST e estou tendo muitos problemas de lentidão no carregamento e parece que o servidor fica reiniciando a toda hora. Além disso pelo UOL voce nao consegue usar o WP_mail mas nisso eu já dei um jeitinho.
Tenho no meu wordpress um blog, ecommerce e treinamentos em diretorios diferentes do site. Usando sites de monitoramento de servidor está me parecendo que o site está com um tempo de resposta muito alto do servidor, vocÊ tem informação sobre o tempo de resposta de outras hospedagens como hostgator e redehost? o que voce me recomendaria para ter uma hospedagem mais redonda voltada para wordpress?
Obrigado
Olá Tiziano, para o seu perfil de uso recomendo que utilize um plano de hospedagem nacional robusto, dê uma olhada no plano PLUS da HostGator, pelo que me informou ele suprirá todas as suas necessidades, porém hospedagens compartilhadas são indicadas para sites com até 500 visitas simultâneas, ultrapassando esse número de visitas você deve procurar outra solução como uma hospedagem VPS ou servidor cloud.
Abraço.
Dicas valiosas! Obrigado por compartilhar!
Olá Daniel, fico feliz por te-lo ajudado a ter um melhor conhecimento sobre hospedagem wordpress.