Backup em hospedagem de sites

backup-hospedagem-sites-topo

Backup em hospedagem de sites, você sabe utilizar?

Olá Pessoal, como percebo que a maioria das pessoas não tem o hábito de fazer o backup do conteúdo do site ou blog regularmente, decidi escrever esse artigo para alertar sobre a importância desse tipo de procedimento.

Backup como usar?

Normalmente as empresas de hospedagem de sites fazem o backup do conteúdo de todos os sites alocados no servidor semanalmente.

Caso ocorra algum imprevisto com o seu site você pode solicitar a restauração do conteúdo anterior, porém algumas empresas cobram por esse serviço.

Antes de assinar um hosting você já deve estar ciente sobre os custos dos serviços adicionais prestados pela empresa.

Existe a hipótese do backup semanal da hospedagem de sites não conseguir te salvar.

A hipótese pode ser derivada de uma falha de hardware no servidor onde os técnicos não consigam restaurar o conteúdo.

O problema de recuperação também pode acontecer caso o provedor que você contratou suma da noite para o dia sem dar satisfação.

Isso ocorre muito com empresas de baixo custo que não possuem referências no mercado nacional ou internacional.

Backup evitando incidentes

Para se precaver de problemas futuros e muita dor de cabeça, recomendo que faça a cópia de segurança do conteúdo do seu site e banco de dados se houver com periodicidade mensal.

Os painéis de controle das empresas de hospedagem de sites já estão munidos com ferramentas de backup automatizadas, onde você pode escolher se deseja o backup completo ou apenas do diretório pessoal ou banco de dados.

Dentro da mesma aba da ferramenta também consta a opção para restaurar o conteúdo, as ferramentas de painel de controle mais utilizadas pelas empresas de hospedagem de sites são Cpanel e Plesk.

Você não terá nenhum problema para lidar com o backup nessas ferramentas, pois o processo é bem simples e intuitivo nas duas opções.

Seguindo essa regra, você estará protegido ao menos em parte.

Caso o seu provedor suma da noite para o dia ou não consiga restaurar o serviço após uma falha grave, terá apenas que subir os arquivos em outro servidor de hospedagem de sites.

Se utiliza o WordPress o processo é mais simples pois dentro dos instaladores de scripts como o Softaculous, Fantástico e Quickinstall já possuem ferramentas automatizadas de backup.

Para utilizar basta escolher de quais itens deseja o backup e a periodicidade e mandar salvar.

Lembrando que você deve fazer o download do último backup realizado mensalmente por questões de segurança.

Conclusão

Para quem usa o WordPress o backup também deve ser utilizado antes de qualquer atualização, pois é frequente falhas de incompatibilidade com plugins.

Você já teve problemas por não ter feito cópias de segurança?

Deixe o seu comentário ;)

2 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *