Hospedagem de sites: 7 segredos
Segredos para escolha e manutenção da hospedagem com eficiência
Após trabalhar alguns anos em empresas de hospedagem de sites, consegui identificar alguns segredos que sem sombra de dúvidas vão ajuda-los a escolher conscientemente a empresa de hospedagem de sites.
No decorrer do artigo elaboro uma lista bem simples e direta de como ultrapassar o caminho das pedras ileso, e sobreviver com o menor número possível de problemas e conflitos com o seu host.
1° Suporte técnico em hospedagem de sites
Empresas de hospedagem de sites podem ter mais labirintos e trâmites do que vocês imaginam.
Isso se inicia desde a escolha do sistema URA *unidade de resposta auditiva, mais conhecida como a voz que pede para você apertar as teclas do telefone para falar com o setor correspondente.
Encerrando com o script final que os atendentes utilizam para encerrar a ligação.
Estratégias de marketing
Dentro desse macro universo também se encontram as estratégias de marketing e consequentemente a capacidade de honrar o que foi prometido na propaganda.
O que acontece é que dia após dia vejo mais e mais empresas oferecendo serviços de hosting por valores muito, mas muito baixos, porém sem aumentar a capacidade de atendimento das suas centrais.
Filas nas centrais de atendimento
Por fim o que acontece são as filas intermináveis no atendimento onde o cliente pode ficar mais de meia hora para falar com o atendente.
Em consequência disso vemos as milhares de reclamações em sites que se propõem a prestar um auxilio ao consumidor lesado.
Assim, um canal direto e menos burocrático de comunicação é criado entre o cliente e a empresa que presta o serviço.
Cuidado com planos de hospedagem de sites muito baratos
A maneira mais tranquila de contornar essa situação é não caindo na cilada.
Fuja de empresas de hospedagem de sites que oferecem planos a valores baixíssimos com vantagens intermináveis.
Normalmente isso é acompanhado de ausência de suporte técnico 24 horas e descaso no tratamento dos tickets abertos online.
Inclua também no pacote analistas sem treinamento adequado e desmotivados, que não terão o mínimo interesse em resolver o problema do cliente.
Trunfo no serviço de hospedagem de site
Um grande trunfo que pode dar ao cliente uma vantagem para testar e se adequar ao sistema da empresa contratada é o chamado money back.
Algumas empresas no Brasil já estão aderindo a esse mecanismo que permite que o cliente tenha seu dinheiro de volta caso as suas expectativas com o serviço contratado não sejam atendidas.
Pesquise bem antes de comprar
Antes de contratar qualquer serviço de hospedagem procure na internet clientes que já tenham tido uma boa experiência com a empresa de hospedagem.
Aliado a isso tente tirar suas dúvidas diretamente com a empresa via chat e atendimento telefônico, fique sempre atento ao tempo de espera e a maneira com que é tratado pelo atendente.
Essas dicas iniciais com certeza fará com que sua experiência com o suporte técnico seja mais amigável, no artigo suporte técnico uma necessidade oculta você obterá mais informações sobre esse tema.
2° Sempre leia o termos de uso em hospedagem de sites
É de praxe encontrar diversos usuários revoltados na internet com seus sites indisponíveis ou problemas de lentidão.
Se formos analisar grande parte deles estão infringindo alguma regra do serviço contratado.
Tráfego e largura de banda
Um exemplo prático é um consumo muito grande de largura de banda ou tráfego.
Isso acontece quando o site tem um número muito alto de visitas simultâneas.
Fazendo com que o servidor não suporte a quantidade de requisições e comece a demorar um pouco mais para apresentar respostas imediatas para solicitações.
Hospedagem compartilhada
Normalmente esse processo ocorre com planos de hospedagem compartilhada afetando todo o servidor que pode deixar centenas de clientes na mão com seus sites indisponíveis.
Nos termos de uso constam todas as regras que o cliente deve seguir para garantir o perfeito funcionamento do serviço contratado.
Isso impede que abusos como SPAM e a utilização do servidor para aplicações indevidas ocorram.
No caso planos compartilhados existe sempre uma porcentagem máxima para utilização dos recursos do servidor que pode variar de 10% a 25%.
Ultrapassando os limites
Isso significa que se ultrapassar o limite o site pode ser tirado do ar para manter o ambiente compartilhado em equilíbrio.
Assim evitando que outros clientes sofram com problemas de lentidão e falhas na conexão.
Porém, sempre noto que grande parte dos clientes vão esbravejar em sites como reclame aqui, mesmo tendo marcado a opção que leu os termos de uso.
Então sugiro muita cautela, antes de marcar que leu, leia integralmente todo o conteúdo do termo de uso para não ser surpreendido no futuro.
3° Abra o chamado (ticket) corretamente
Em meus anos trabalhando com TI já presenciei questões absurdas que podem ser facilmente eliminadas, assim agilizando o seu atendimento técnico, uma delas diz respeito a categorização do chamado.
Não adianta abrir chamado para cobrança se você deseja um atendimento técnico e vice e versa, tente passar com a maior riqueza de detalhes possível a sua dificuldade.
Informe o erro com detalhes
Informações como números ou mensagens de erro são cruciais para que o atendimento tenha um nível elevado de resolução no primeiro contato.
Não se esqueça também de manter o seu cadastro atualizado, para que um eventual retorno de contato possa ser realizado com facilidade e sem demoras.
Ao receber ou efetuar um contato seja direto e evite contar muitas histórias e não gere conversas paralelas como assuntos da vida pessoal e etc.
Lembre-se que o intuito do analista é resolver o seu problema no menor tempo possível, e alongar esse processo só trará desvantagens para você e para empresa.
Nunca desconte a raiva no atendente
Se o contato for telefônico evite ao máximo descontar toda sua raiva e fúria na pessoa que irá atende-lo, com exceção é claro se estiver falando com a ouvidoria.
Quando ocorrer um problema e não for resolvido dentro do prazo estipulado acione imediatamente a ouvidoria.
Isso será bom pra você e para empresa que terá uma registro preciso do por que esse fato ocorreu e não foi resolvido em tempo hábil.
Assim, novos treinamentos e reuniões serão feitas para preencher a deficiência apresentada pelo cliente.
Atrito apenas complica a situação
Saiba que ao gritar ou xingar o analista responsável pelo primeiro atendimento só irá piorar a situação.
Talvez ele não tenha o controle emocional necessário para manter-se focado na resolução do seu problema ao mesmo tempo em que escuta insultos que naturalmente não lhe dizem respeito.
Sempre traga o analista para o seu lado, seja empático, pois haverá uma probabilidade muito grande do seu atendimento ser rápido e resolutivo.
Sendo assim, a pessoa responsável pelo atendimento terá uma real satisfação por ter ajudado.
Caso queira se aprofundar no tema no artigo 7 dicas para ser atendido relato com mais detalhes todos os tópicos sobre o assunto.
4° Cópia de segurança (backup)
Realize periodicamente cópias de segurança do seu site, pois como deve saber sempre pode ocorrer algum imprevisto, seja por sua parte excluindo sem querer um diretório.
Um desastre físico na empresa de hospedagem também pode tornar a recuperação limitada ou completamente inviável.
Dica de armazenamento
Uma boa dica para armazenar é utilizar um desses serviços como Google drive ou Onedrive da Microsoft.
Mandando seu arquivo para nuvem ele poderá ser acessado de qualquer lugar, e você terá a segurança de poder restaura-lo imediatamente.
Caso utilize o WordPress existe um meio mais simples de agendar o processo de backup que pode ser feito via aplicativos de auto-instalação como Softaculous.
Esse tipo instalador permite que você agende nas configurações prazos e a quantidade de copias mantidas no servidor.
Depois de configurado, basta fazer o download dos backups armazenados e dar outra destinação aos arquivos assim mantendo a copia em segurança.
Backup semanal
Grandes empresas de hospedagem fazem cópias de segurança contra desastres semanalmente.
Porém, algumas dessas empresas podem cobrar para fazer a restauração.
Então, o melhor é ter a disciplina de fazer esse processo em um prazo razoável para evitar possíveis dores de cabeça.
Tenha em mente que um pouco de disciplina não faz mal a ninguém.
Isso pode ser efetivamente importante para a manutenção do seu negocio online.
Todo cuidado é pouco.
Para entender um pouco mais sobre essa questão leia meu artigo sobre a importância do backup em uma hospedagem de sites.
5° Devo contratar um profissional?
Um dos grandes fatores que levam ao cancelamento de uma assinatura por parte do cliente é a falta de conhecimento técnico sobre o assunto que obviamente não é culpa dele.
Normalmente algumas empresas prometem mundos e fundos porém quando o usuário vai utilizar na prática não é nada daquilo, e o mesmo acaba entrando em conflito com o suporte técnico.
Construtor de sites
Se você não possui nenhum conhecimento técnico a ferramenta que deve levar em consideração antes de contratar uma empresa de hospedagem de sites é o construtor de sites.
Com essa ferramenta você selecionará templates predefinidos, e em apenas algum cliques o site estará pronto.
Lembrando que para um site mais elaborado com uma programação especial você deve possui o conhecimento técnico ou contratar um profissional de desenvolvimento.
Assim, as necessidades serão checadas para desenvolver algo sob medida.
Hospedagem de sites cuida apenas da infraestrutura
A empresa de hospedagem de sites não é responsável pelo desenvolvimento do seu site ou seja a codificação design etc.
A responsabilidade dela está apenas em manter os servidores em pleno funcionamento e com a segurança física e lógica para que seu site fique disponível o maior tempo possível sem interrupções.
Sendo assim, podemos dizer que só a parte de infraestrutura faz parte do acordo entre a empresa e o cliente.
Salvo algumas exceções, onde também pode ser ofertado outras ferramentas como por exemplo e-mail marketing.
Sendo que todo processo de desenvolvimento e hospedagem fica por conta da empresa.
Entenda uma pouco mais sobre o assunto lendo meu artigo 5 erros ao contratar uma hospedagem.
6° Planos ilimitados realmente existem?
A resposta para essa pergunta é depende.
Imagine que eu tenho um site para divulgar a minha empresa que tem apenas um formulário de e-mail e algumas imagens para exibição.
Naturalmente o volume total armazenado nunca chegará nas casa dos gigabytes.
Limites da hospedagem ilimitada
Agora se possuo um site de vídeos onde encaminho diariamente arquivos de 200MB para o servidor que vai ser acessado por mais de 500 pessoas simultaneamente, com certeza terei um problema de limitação dentro de um servidor compartilhado.
Como eu disse no segundo tópico existe um controle para se evitar abusos e se você não se adequar é muito provável que terá seu site bloqueado por não seguir as normas de conduta.
A regra é a seguinte, para rodar algo mais robusto ou que exige grandes recursos do servidor opte por contratar um servidor dedicado ou até uma hospedagem VPS.
Servidor dedicado e VPS
Para saber a diferença entre os dois leia meu artigo servidor dedicado versus vps.
Dentro desses serviços existe uma curva de tolerância mais elevada, permitindo que você tenha uma maior liberdade tanto na parte de armazenamento como na questão limite de tráfego ou banda.
Vale ressaltar que o valor cobrando é bem superior a uma hospedagem comum.
Então, recomendo que sempre coloque na ponta do lápis e faça bem os cálculos antes de iniciar um projeto que necessite de uma gama maior de recursos e disponibilidades.
Para ficar por dentro e entender melhor sobre planos ilimitados leia o meu artigo sobre como funciona os planos ilimitados.
7° Entenda a sua real necessidade
Saiba exatamente as suas limitações e as limitações do projeto.
Por exemplo, do que vale você contratar uma hospedagem de sites que não forneça suporte adequado se você não é da área de informática e não sabe nada sobre servidores e programação?
O máximo que vai conseguir é um alto nível de stress.
Não adianta tentar criar um site de vídeos dentro de uma hospedagem comum, obviamente não vai conseguir.
Informação é crucial em hospedagem de sites
Então minha dica final é, tente entender sobre o assunto e se mesmo assim ficar alguma dúvida pesquise bastante antes de sair contratando qualquer plano de hospedagem de sites.
A internet é uma fonte muito rica de informações onde você encontrará diversas indicações para qualquer tipo de projeto, isso também serve para questão de confiabilidade das empresas.
Fiquem atentos, se você não possui grande conhecimento dê preferência para as grandes empresas do mercado, não corra o risco de deixar o seu site na mão de amadores.
Ficou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário ;-)
Bacana.
Grato, Renato.
Qual o melhor plano de hospedagem no momento?
Olá Flavio, criei um ranking onde você pode comparar melhor cada empresa. Abraço.
Tenho projeto de fazer sites. É boa ideia.
Olá Fabrício, se você gosta e tem prazer em desenvolver a função eu não vejo impedimentos.
Abraço.
Estava procurando uma boa empresa de hospedagem.
Ramon, veja o artigo com as 5 melhores empresas de hospedagem de sites.
Abraço.