Hospedagem de sites: 3 pesadelos
Saiba quais são os 3 maiores pesadelos em hospedagem de sites
Muitas pessoas se dão mal por não ponderarem algumas informações antes de contratar o plano de hospedagem de sites.
Listarei neste artigo os grandes pesadelos, aqueles que mais geram reclamações em sites como reclame aqui e fóruns de discussões.
1- Hospedagem de sites em constante manutenção (indisponível)
Problemas nos servidores são inevitáveis, principalmente em servidores compartilhados onde milhares de processos são executados simultaneamente.
Qualquer deslize no monitoramento centenas de sites ficarão indisponíveis por motivos fúteis, como abuso no consumo de recursos por parte de algum spammer.
Como evitar: entenda que rapidez na resposta de incidentes é a maior virtude em hospedagem de sites, pois minutos serão divisores de águas entre grandes ou pequenas perdas na credibilidade do seu negócio.
Para equacionar essa questão ao invés de buscar reclamações recentes de empresas na internet, tente identificar o tempo médio de resposta ao cliente e o status das reclamações encerradas.
Como eu sempre digo; sempre haverá alguém disposto a reclamar, e o importante é mensurar tempo versus qualidade da resposta.
2- Ausência de base de conhecimento
Não existe coisa melhor do que resolver problemas simples apenas consultando os tutoriais que a própria empresa de hospedagem de sites disponibiliza na web.
Porém, isso pode se tornar um calvário caso a base de conhecimento inexista.
Como evitar: antes de contratar uma empresa de hospedagem de sites, dê uma zapeada no conteúdo disponibilizado.
Procure desde soluções simples até tutoriais para configurações mais avançadas.
Quanto mais ampla for a base de conhecimento mais rápido você resolverá problemas técnicos sozinho sem grandes transtornos.
3 – Não recebimento de e-mails enviados pelo seu domínio
E-mail a ferramenta mais ágil para resolver trâmites burocráticos, mas pode se tornar uma pedra no sapato quando deixa de funcionar.
Problemas no recebimento de e-mails são mais comuns do que parece, porém configurações simples podem auxiliar nessa tarefa.
Como evitar: peça que sua empresa de hospedagem de sites configure a confirmação SPF em sua zona DNS, isso nada mais é do que uma entrada TXT que comprova que o e-mail está sendo enviado por um servidor confiável.
Muitas empresas como Google, Microsoft utilizam esse mecanismo para filtrar os e-mails e direcionar mensagens não qualificadas direto para a caixa de spam.
Se você utiliza algum programa para gerenciar e-mails como Outlook mantenha o seu PC com os maiores níveis de segurança possível, isso inclui o escaneamento periódico de pastas e arquivos para que a presença de vírus e Malwares seja automaticamente identificada.
Conclusão
Dificuldades com sua hospedagem de sites podem ser evitadas desde que tenha cautela na contratação, e no garimpo de informações relacionadas ao host.
Oi, eu tenho uma dúvida quanto a hospedagem e o wordpress.org. Tipo, qualquer empresa que eu contrate para hospedagem do meu blog eu vou poder usar o wordpress? E eu realmente preciso usar ele?
Olá Olivia, o WordPress.org pode ser instalado em qualquer empresa de hospedagem de sites, porém cada empresa tem sua peculiaridade e deve ser analisada, eu escrevi o artigo WordPress onde hospedar que elucida algumas dúvidas que por ventura venha a ter. Dê preferência para um plano de hospedagem com sistema operacional Linux, pois segundo testes realizados a linguagem PHP tem uma melhor performance em Linux, e como o WordPress é desenvolvido em PHP você será beneficiada. Para Blogs a plataforma mais recomendada é WordPress por ter uma gama maior de aplicativos e colaboradores, porém existem outras opções que também podem ser instaladas em seu servidor como Drupal e Joomla.
Abraço.