Servidor de e-mail local ou remoto?
Nessa semana respondi a uma pergunta no fórum Imasters que me inspirou a escrever este post, será mesmo interessante manter um servidor de e-mail localmente mesmo com todos os custos envolvidos?
Saiba meu ponto de vista abaixo.
Será que vale a pena ter um servidor de e-mail “dentro de casa”?
Demanda
Um servidor de e-mail demanda bem mais do que apenas hardware e sistema operacional, precisa também de redundância de ambiente e segurança física e lógica.
Não vejo muitas vantagens para um empresa que possui mais de 10 caixas postais manter a estrutura localmente.
A tendência será sempre de aumento no trabalho com backups e consumo de recursos, além é claro da armazenagem de tudo isso ao longo do tempo.
Afinal de contas ninguém pode perder mensagens importantes, ainda mais um diretor ou gerente.
Servidor de e-mail especializado
Existem empresas nacionais muito boas no trato com e-mail corporativo, por valores muito pequenos é possível manter toda estrutura em servidores remotos com toda segurança e redundâncias necessárias.
Em meu ponto de vista o empresário deve focar-se apenas no seu negócio, e deixar a infraestrutura de e-mails com especialistas, a longo prazo o custo tende a ser diluído e transformado em vantagens.
Conclusão
Atualmente o e-mail é um serviço essencial que não pode falhar, quebrar a cabeça com mais essa tarefa é questão de escolha.
Observe o custo-benefício faça as contas, e comprove que manter uma infraestrutura robusta “dentro de casa” pode não ser tão interessante.