Google XML Sitemap como configurar

O sitemap é um item de análise muito importante para o Google, dessa forma é inevitável que ele seja utilizado para otimizar as técnicas SEO do seu WordPress.

O XML nada mais é do que o mapa do seu site, ele mostra para o Google onde buscar as informações de forma mais rápida.

Se o WordPress estiver com todas as técnicas alinhadas será beneficiado com uma boa posição nas buscas do Google.

Sendo assim, o plugin google XML sitemap é uma carta na manga, pois trará muita facilidade na configuração dos parâmetros essenciais.

Como configurar o plugin google XML sitemap?

1. Iniciando configurações do sitemap

Após instalar e ativar o plugin, acesse o menu configurações e clique em google xml sitemap, em seguida abrirá a tela abaixo, apenas deixe todas as opções marcadas, essas marcações servem para avisar os mecanismos de busca quando o conteúdo do WordPress contiver alguma alteração, assim o processo de indexação dos buscadores será de forma automática.

google xml sitemap opções basicas

2. Páginas adicionais

A próxima opção é chamada de páginas adicionais, ela serve para anexar páginas que estão fora da sua pasta do WordPress no servidor. Ex: o seu blog é www.seusite.com.br/blog e você deseja indexar páginas que estão na raiz www.seusite.com.br, então nesse caso você deve adicionar as configurações aqui.

google xml paginas adicionais

3. Prioridade de leitura

Esta opção é utilizada para configurar a prioridade de leitura dos mecanismos de busca, normalmente o padrão utilizado é de 100 para a página inicial e 60 para os posts, as configurações são:

  1. A configuração será de forma manual de acordo com o último item (Prioridades)
  2. Será usado o número de comentários para definir a prioridade, quanto mais comentários maior a prioridade
  3.  Será usado o número médio de comentários para definir a prioridade, já que um usuário pode fazer mais de um comentário.

Obs: sempre deixo a primeira opção marcada, ou seja, eu mesmo defino as prioridades dos posts.

google xml prioridade post

4. Conteúdo do sitemap

Agora vamos configurar o conteúdo do sitemap, eu normalmente deixo apenas as três primeiras opções marcadas que são: página principal, artigos, e páginas estáticas, pois creio que quanto menor o número de informações duplicadas melhor. A opção Further options é utilizada para marcar no sitemap quando foi realizada a última alteração no seu post, recomendo que sempre deixe marcada.

google xml conteudo

5. Excluindo categorias

Esta opção é utilizada para que você exclua as categorias ou posts, assim não serão apresentadas em seu sitemap, se não tiver nada para excluir deixe todas as opções desmarcadas.

google xml excluir

6. Frequência de varredura

Nesta configuração deve ser selecionada a frequência com que os mecanismos de busca devem varrer o seu site a procura de atualizações, lembrando que isso é apenas uma sugestão, eles podem ou não acatar, normalmente costumo deixar Daily para página inicial e Weekly para artigos e páginas estáticas.

google xml frequencia

7. Prioridade indexação do sitemap

Por último vamos configurar as prioridades de leitura dos mecanismos de busca ao seu WordPress, se na opção 3 você deixou a primeira opção marcada é por aqui que será baseada a sua configuração, como eu disse anteriormente o padrão é 100% para página inicial e 60% para os posts, 1,0 representa 100 e 0,6 representa 60.

google xml sitemap prioridade

8. Conclusão da configuração do sitemap

Parabéns agora basta clicar no botão atualizar opções e seu sitemap estará devidamente configurado.

Dica: para que o Google encontre seu sitemap de forma mais rápida sugiro que adicione-o na ferramenta Google Webmasters.

Deseja saber qual é a melhor hospedagem para o seu WordPress?

Acesse o meu post hospedagem qual é a melhor?

Saiba também como ativar o filtro de spam akismet, explico passo a passo no post akismet saiba como ativar.

Espero ter ajudado.

Forte abraço, até o próximo post.

5 Comentários

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *