Hospedagem compartilhada: 5 Limitações
Confira 5 limitações de uma hospedagem compartilhada
A hospedagem compartilhada ainda possui algumas informações pouco divulgadas, que por vezes geram conflitos e problemas generalizados entre usuário e provedor.
O post de hoje visa trazer as claras as possíveis limitações de um plano compartilhado.
Transferência ou tráfego ilimitado possui restrições técnicas
Em uma hospedagem compartilhada sempre leia o termo de uso, lá constará as limitações técnicas do seu plano, te livrando de possíveis embates com o seu provedor de hospedagem.
Na maioria dos casos não se pode trazer instabilidade para o ambiente de hospedagem, isso significa que se sua conta no servidor derrubar a performance da máquina por alto consumo de recursos, a probabilidade de bloqueio é grande.
Limitações para envio de mensagens de e-mail em massa
Todos os provedores utilizam o sistema de autenticação para envio de mensagens.
Sendo assim, existirá limites de mensagens enviadas simultaneamente, e até na quantidade de mensagens enviadas em um determinado espaço de tempo.
Para enviar malas diretas ou e-mails promocionais você deve contratar um serviço de e-mail marketing.
Arquivos executáveis são totalmente banidos em hospedagem compartilhada
Por questão de segurança arquivos executáveis são proibidos nos planos compartilhados, sempre existe algum espertinho querendo espalhar arquivos maliciosos ou criar algum sistema de armazenamento de arquivos ilegal.
Se você precisa hospedar *exe verifique se nos planos dedicados existe a permissão por parte da empresa de hospedagem.
Consumo de recursos elevados são monitorados em tempo real
Toda arquitetura de uma hospedagem compartilhada é baseada em processos em execução.
Se sua conta no servidor alertar para alto consumo de memória ou qualquer outro item, o processo será imediatamente encerrado para garantir a performance do ambiente.
Não prejudicando outros usuários que estão alocados na mesma máquina.
Hospedagem de jogos ou sites de leilão são proibidos
Aqui segue o mesmo padrão de evitar problemas na performance do servidor, tais serviços exigem muito do hardware.
Isso pode levar a instabilidades constantes no serviço de todos os clientes alocados no mesmo ambiente.
Se pretende hospedar jogos ou sites de leilões procure um servidor dedicado e leia muito bem o termo de uso.
Olá amigo, bela postagem.
Já tive problemas com esse tipo de limitação. Estava desenvolvendo um projeto que era bem aguardado pelo público, no dia do lançamento a quantidade de acessos foi tão grande, que o site ficou no ar durante 5 minutos. Foi uma situação assustadora e frustrante ao mesmo tempo, vi aquilo como um fracasso, e por não saber como corrigir, descontinuei o projeto.
Hoje estou na Hostgator, utilizando serviço compartilhado. Me parece ser bem mais resistente que o host que eu usava, mas ainda temo que exista esse perigo. Por estar na Hostgator também, você sabe algo sobre isso, até quantos usuários simultâneos o servidor suporta antes de bloquear, e se há mesmo o bloqueio?
Grande Abraço!
Olá Anthony, em geral um shared host tende a suportar uma média de 500 usuários simultâneos, mas isso vai depender das condições momentâneas do servidor. O termo de uso da Hostgator diz que não se pode consumir mais de 25% dos recursos da máquina por períodos iguais ou superiores a 90 segundos, porém fique tranquilo, normalmente as empresas emitem um alerta antes de efetivar o bloqueio. Abraço.