Hospedagem grátis vale a pena?
Entenda quando a hospedagem grátis vale a pena
Devido ao grande número de perguntas sobre hospedagem grátis em fóruns de sites especializados decidi escrever este artigo.
Quero demonstrar que este serviço não serve para qualquer tipo de site ou projeto.
Funciona apenas para algumas exceções.
Quando contratar o serviço de hospedagem grátis?
Você deve contratar hospedagem grátis apenas em carácter de teste ou quando o seu site não possuir grande relevância de tráfego, ou seja possa ficar fora do ar sem grande prejuízos.
Terei problemas com hospedagens de blogs como blogger, Wix, ou WordPress?
Não, este tipo de serviço está pautando em empresas de grande porte que possuem toda a infraestrutura necessária para manter seu blog no ar.
Para um blog profissional é recomendado que contrate um serviço de hospedagem de sites para ter a gerência completa sobre a plataforma, sendo que a mais utilizada é o WordPress.
Então de qual tipo de hospedagem está falando?
Estou falando de empresas de hospedagem onde o serviço principal não se trata de blogs e sim de hospedagem de sites para empresas e profissionais liberais.
O nível de configuração é mais elevado e permite que o usuário tenha acesso a qualquer tipo de alteração.
Quais os principais problemas poderei ter em uma hospedagem grátis?
Os principais problemas são: tráfego limitado que cedo ou tarde deixará seu site fora do ar, problemas de resolução de DNS.
Isto normalmente ocorre porque empresas que prestam este tipo de serviço não fazem um pente fino na monitoração dos servidores acarretando na degradação constante do ambiente.
Eu mesmo quando fui testar uma dessas empresas de hospedagem grátis fiquei com o site mais de 24 horas fora do ar por problemas de DNS.
Por último seu site pode simplesmente sumir da face da terra e você nunca mais conseguirá recupera-lo pois não se pode confiar no serviço de backup.
A hospedagem é grátis, então como eles conseguem fechar as contas no final do mês?
O que ocorre é que todas as empresas de hospedagem grátis também possuem um serviço “premium” onde oferecem mais recursos para os usuários.
Eles farão de tudo para que você mude para este serviço, inclusive em minha experiência depois de algum tempo com o site no ar eles inseriram um banner em meu site.
Toda vez que ele era carregando aparecia um anúncio de uma empresa parceira oferendo outros planos para migração.
Para que fique bem claro não existe almoço grátis, eles se baseiam em uma média, onde X clientes grátis migrarão para os planos “Premium” assim fechando as contas no final do mês.
Quero hospedar um site profissionais a que tipo de serviço devo recorrer?
Procure por empresas que possuam um bom suporte técnico, planos ilimitados e um serviço de reembolso por no mínimo 30 dias.
Desta forma, você poderá testar e comprovar se realmente vale a pena manter-se como cliente da empresa.
Escrevi o artigo ranking de hospedagem onde constam as empresas de hospedagem de sites mais recomendadas do Brasil, vale a pena conferir.
Quais os cuidados devo ter antes de fechar negócio com uma empresa de hospedagem?
Entre em contato via Chat ou telefone, fale com o suporte, verifique se existe alguma demora no atendimento e se o analista reponde todas as suas dúvidas adequadamente.
Por fim procure na internet pessoas que já tenham tido alguma experiência com a empresa, desta forma você terá uma margem de segurança maior para fechar negócio.
Há algum tempo escrevi o depoimento relato de um cliente satisfeito onde conto minha experiência com a empresa HostGator, creio que terá grande utilidade para quem está buscando um serviço de hospedagem.
Espero ter ajudado.
Forte abraço, até o próximo post.