A hospedagem ideal existe?
Confira os 5 tipos de planos de hospedagem de sites mais utilizados
Se você procura a hospedagem ideal para o seu projeto, confira esse review com os 5 tipos de planos de hospedagem de sites mais utilizados na web, e faça uma escolha consciente.
1° – Hospedagem compartilhada (Shared Host)
A hospedagem compartilhada é a mais popular de todas, o preço mais em conta e a facilidade de uso influenciam bastante na utilização, porém é preciso cautela.
Sites/Blogs com um grande tráfego terão problemas com esse tipo de plano, mesmo que “ilimitados” o termo de uso impõe regras antiabuso.
O plano de hospedagem compartilhada é ideal para sites empresariais simples, blogs com baixo tráfego, páginas pessoais, etc.
2° – Hospedagem virtualizada (VPS)
Um VPS é o segundo estágio para blogs ou sites que atingem um nível elevado de tráfego, a virtualização cria uma camada de proteção e permite o acesso root no servidor.
Esse tipo de hospedagem é ideal para quem gosta de fuçar e otimizar funções da conta, e não pode ficar restrito as rígidas regras de um shared host.
VPS também limita abusos, e bloqueia quem transgride o que foi acordado em contrato.
Detalhe; compartilha recursos, porém tudo é mais controlado pela aplicação que virtualiza o sistema.
3° – Hospedagem Dedicada
A hospedagem dedicada, é um servidor comum robusto com todos os recursos exclusivos para o seu uso, sem que você tenha que compartilhar nada com ninguém.
Ainda é muito utilizado para hospedar jogos, portais e blogs com alto tráfego, porém vem perdendo espaço para o Cloud computing que permite um nível de escalabilidade melhor.
Em um dedicado se quero mais memória preciso pedir para a equipe técnica desligar o server, abrir a máquina e adicionar mais um pente de memória.
No cloud tudo isso é feito virtualmente sem nenhuma interferência física no hardware.
4° – Hospedagem Cloud Computing
O Cloud também trata-se de um serviço virtualizado, mas com uma grande diferença, em um plano Cloud você poderá aumentar a memória, o poder de processamento, e o espaço disco apenas arrastando um botão.
Por último, basta reiniciar o servidor pelo painel de controle e pronto, você terá uma máquina nova e robusta ativa.
O Cloud é ideal para portais, lojas virtuais, ERP e aplicações gerais que demandem um grande volume de tráfego ou processamento.
A cada dia o Cloud vem ganhando mais mercado e seu uso se multiplica pelo mundo.
Empresas como o Google e a Microsoft armazenam em servidores Clouds os dados de contas “Drives”.
5° – Hospedagem WordPress
A hospedagem WordPress em alguns casos se diferencia apenas pelo disco SSD que algumas empresas utilizam, mas no geral podem ter o mesmo perfil de uma Shared ou VPS.
A grande sacada é que disponibilizam um serviço fácil, pré-configurado e com acesso direto as funções mais utilizadas, como instalação de plugins e criação de contas de e-mail, além é claro de atualizar tudo automaticamente.
Com isso o usuário mais leigo poderá montar o seu blog sem ter que lidar com um painel de controle padrão (CPANEL ou PLESK) com dezenas de funções.
Por hoje é só pessoal, espero ter colaborado positivamente com a escolha de vocês, abraço.