Hospedagem rápida: 7 dicas para escolher
Hospedagem rápida é um item essencial para um projeto de alta performance, no post de hoje mostro 7 dicas importantes para escolher uma hospedagem de sites robusta e estável.
1 – SSD
Um disco SSD melhora em até 20x a performance do servidor de hospedagem, em uma aplicação que exige consultas ao banco de dados isso pode ajudar bastante.
O disco é um bloco sólido semelhante a um pendrive, como inexiste partes móveis o processo de localização dos arquivos é bem mais rápido que o HDD comum que precisa girar uma prateleira interna.
2 – Cache
Um cache armazena arquivos internamente ou externamente no navegador do usuário para que a próxima visita seja mais ágil consumindo menos tráfego do serviço de hospedagem.
Varnish é uma solução muito utilizada no WordPress ele armazena as requisições e agiliza o carregamento das páginas, o processo também pode ser feito via htaccess indicando o tempo que cada arquivo deve ser armazenado no browser do visitante.
3 – Virtualização
Um sistema virtualizado gere melhor os recursos do servidor eliminando gargalos quando existe um consumo de recursos incompatível com o habitual.
A virtualização faz o meio de campo entre o hardware real e a contas ativas, distribuindo sob demanda os recursos de cada perfil contratado, assim quando uma conta não consome todos recursos contratados o sistema entrega para outra conta que está exigindo maior performance.
4 – CDN
CDN é uma rede de distribuição de conteúdo que espelha os arquivos de um site em diversos servidores ao redor do mundo, com isso o acesso ao site sempre se dará no ponto mais próximo ao visitante.
A utilização de um CDN visa reduzir a latência e também reduzir o consumo de tráfego pois também age como cache, além de proteger o site contra ataques de negação de serviço.
5 – Core
Núcleos de processamento, quanto maior o número de core`s melhor será a performance do ambiente, cada núcleo pode fazer uma tarefa diferente agilizando e muito um serviço de hospedagem de sites.
Cloud Computing utiliza muito a escalabilidade de core`s em um arrastar de botões é possível aumentar e diminuir a quantidade de núcleos contratados sem a necessidade de desligar o servidor.
6 – Última versão PHP
Parece que não mas a versão do PHP faz uma enorme diferença, mudanças são constantemente implementadas tornando a linguagem cada vez mais otimizada e segura.
Esquecer de atualizar o PHP no servidor de hospedagem pode te render lentidões em aplicações como WordPress, Magento e Joomla, eu mesmo mudei da versão 5.6 para a 7.1 e senti uma enorme diferença.
7 – Memória RAM
Enquanto escrevo esse artigo DDR4 é o padrão mais recente de memória RAM, se deseja performance não aceite nada inferior a isso.
Mantendo um padrão recente no servidor a harmonia entre processamento e memória vai ajudar bastante na otimização do seu projeto tornando a hospedagem rápida.