Hospedar site no desktop compensa?
Hospedar site no próprio computador de casa vale a pena?
Sempre dou de cara com a pergunta de como hospedar site no próprio desktop.
Muitos entendem que é viável outros que o trabalho e o conhecimento técnico necessário para administrar o servidor é muito grande.
Mas afinal de contas é viável hospedar site em casa?
Nesse artigo vou explanar meu ponto de vista sobre o assunto, e indicar em quais situações uma hospedagem doméstica se enquadraria em uma boa solução.
Indicações para hospedar site em casa
Hospedar site em casa é uma solução adequada para quem está em processo de aprendizado e pretende compreender como funciona todos os sistemas e configurações para manter um site no ar 24 horas.
Outra forma de uso também educativa seria a utilização para testes de algum projeto que pretende-se analisar antes de coloca-lo em produção.
Infraestrutura para hospedar site
Antes de mais nada é preciso que se tenha noção de toda infraestrutura necessária para manter um servidor de alta performance ativo 24 horas por dia e com redundância física e lógica.
Grandes provedores de hospedagem de sites utilizam data centers com alta conectividade junto a todas empresas de telecomunicações do país.
Dessa forma os congestionamentos no acesso aos servidores são evitados.
Além disso um ambiente climatizado com atualizações sistemáticas de software faz-se necessário preservando a segurança lógica do ambiente.
Incidentes ao utilizar servidor doméstico
Agora imagine-se hospedando um site no seu computador doméstico quando em um dado momento a energia elétrica oscila ou simplesmente cai por um longo período de tempo.
O que é possível fazer em um caso como esse quando não se tem um gerador de redundância ao sistema elétrico convencional?
A resposta para essa pergunta é simples, sente-se e espere a energia elétrica voltar, e deixe seus clientes e usuários na mão sem que possam acessar os serviços.
Manter um ambiente web custa caro, e exige um conhecimento técnico apurado, pois como sabemos hackers estão a todo momento em busca de brechas de segurança para atacar.
Um servidor desprotegido é apenas mais um alvo fácil a ser explorado, onde dados pessoais seus e dos clientes podem ser utilizados em negociações obscuras na internet.
Conclusão
Para sites ou blogs profissionais sempre utilize servidores de hospedagem profissionais com boas referências no mercado.
Assim são grandes as chances de obter um site estável e seguro para seus clientes e possíveis visitantes.
Preservar a integridade da informação que trafega na rede deve ser sua prioridade.
Aventurar-se a hospedar site sem o conhecimento técnico necessário pode ser mais danoso do que você imagina.
Excelente postagem, vou deixar a minha opinião aqui pra complementar. Eu comecei o meu projeto dessa maneira, hospedando no meu pc, mas claro, ainda estava em fase de testes e praticamente não tinha tráfego, confesso que foi muito bom, por conseguir configurar tudo com bastante autonomia! Com o crescimento do site foi inevitável ter que contratar uma hospedagem, só que eu precisava de uma VPS, pois tinha acostumado a controlar tudo. Então escolhi a VPS da WebLink, e me sinto como se tivesse no meu pc. Indico muito pra quem passar pelo que passei também. O serviço é bem barato pela qualidade dos planos, vale a pena. Espero ter agregado informação a alguém.
Olá Cleber, interessante o seu relato, valew por compartilhar. Abraço.