Hospedagem compartilhada: por que utilizo?
7 motivos por que utilizo hospedagem compartilhada
Pessoal, muitos falam mal da tal hospedagem compartilhada e até com certa razão, mas será que realmente é de todo ruim utilizar esse serviço para hospedar um site ou blog?
1 – Hospedagem compartilhada é barata
Esse tipo de serviço tem um ótimo custo-benefício para projetos que exigem pouco do servidor, isso significa aqueles com baixo nível de acesso simultâneo e pouca demanda por memória e processamento.
2 – Hospedagem compartilhada é fácil de configurar
Tudo o que você precisa já vem configurado, basta subir os arquivos do site, ou iniciar a criação do zero por um criador de sites, nada de instalações complicadas que exigem tempo e conhecimento técnico.
3 – Backup automático incluso no pacote
A maioria das empresas fazem ao menos um backup ao mês como meio de prevenir desastres, algumas já oferecem backup diário como forma de diferenciação nesse mercado tão competitivo.
4 – Alta garantia de disponibilidade (uptime)
É raro encontrar empresas com menos de 99,5% de uptime garantido, isso significa que se algo der errado com o seu site é possível pedir ressarcimento pelo tempo em que o serviço ficou indisponível.
5 – Criador de sites incluso no pacote
Planos de hospedagem compartilhada em sua maioria incluem uma aplicação para criar e publicar um site em instantes, pra isso é necessário apenas arrastar e soltar itens na tela, escolher o template e pronto.
6 – Fácil instalação do WordPress
A instalação do WordPress pode ser feita em menos de 10 minutos, aplicações como Softaculous facilitam muito a vida de quem quer instalar o CMS de forma rápida e sem erros.
7 – Contas de e-mail inclusas
Salvo a raras exceções grande parte dos planos incluem contas de e-mail que ajudam muito um pequeno negócio ou projeto, administrar tudo em um só painel de controle é uma grande vantagem.
Conclusão
Hospedagem compartilhada, serve para a grande maioria dos projetos, arriscaria dizer que no mínimo 90% dos casos podem ser contemplados com esse tipo de plano.
As exceções são para portais, games, e alto tráfego que exigem serviços com maior nível de processamento e memória, além é claro de uma virtualização mais agressiva.
Por hoje é só, grande abraço.