Mudar de hospedagem: quando é hora?
Um dos sintomas que está na hora de mudar de hospedagem é quando seu site começa a apresentar mensagens de erros diversas ao ser acessado, além de lentidão e por último a indisponibilidade completa.
Quando é a hora certa para mudar de hospedagem de sites?
Sei por experiência própria o que é ter um site indisponível por um grande período de tempo.
Entendo os sentimentos de frustração e impotência, pois além de perder negócios ainda ficamos com a cabeça fervendo.
Hospedagem compartilhada
Em um servidor compartilhado normalmente tudo isso é causado pelo enorme acúmulo de sites que alguns provedores alocam em cada servidor.
Fazendo com que o gerenciamento de milhares de tarefas pelo servidor causem lentidões e até o colapso completo do serviço.
Para combater essa questão alguns provedores como a HostGator, limitam a utilização de recursos em no máximo 25% por usuário.
Assim, a performance do ambiente é preservada e nenhum cliente sofre impactos negativos.
Suporte técnico demorado
Outro grande sinal que você não está no provedor certo é quando você liga para suporte e demora mais de 5 minutos para ser atendido que é caracterizado como fila de espera.
Significa que vários outros clientes com problemas técnicos estão na sua frente, nesse caso já podemos imaginar que pelo menos temporariamente o serviço não anda bem das pernas.
Sendo assim, você já deve ter em mente a procura de outra empresa para migrar o seu site.
Ineficiência na resolução de problemas
Não tem coisa pior do que ligar para o suporte técnico e não ser bem atendido ou apenas ser redirecionado para abertura de um chamado sem o mínimo de esclarecimento da sua dúvida.
Também sei como é isso, já atuei nos dois lados tanto como analista quanto como cliente de provedores de hospedagem e sei o nível de stress que cada cliente pode passar na linha.
Graças a Deus sempre tive acesso ao nível resolutivo fazendo com que todas as demandas fossem acompanhadas por mim até a resolução.
Erros de cobrança
Problemas de cobrança por parte do provedor também são inaceitáveis.
Se você recebeu cobranças erradas por mais de três meses, isso significa que eles ou estão em processo de migração de ERP ou não dão a mínima a suas reclamações anteriores.
As suas contas continuarão chegando erradas se você não mudar de hospedagem.
Conclusão
Elaborei algumas dicas de como escolher um provedor de hospedagem, creio que irão ajudar bastante no momento de decidir qual provedor escolher.
Em outro artigo mostro quais são os 5 principais erros ao contratar uma hospedagem e por último criei um ranking mostrando as 10 melhores hospedagens de sites.
Espero que com todo esse apanhado de informações vocês possam tomar decisões mais acertadas.
Forte abraço até o próximo post.
Ola Magno por favor me ajude meu sites estão fora do ar, e apressa de hospedagem que eu usor mandarão um email veja
Prezado Cliente,
Verificamos que sua conta esta ultrapassando de forma continua os recursos de CPU disponiveis para servidores compartilhados. Para garantir a estabilidade e o desempenho do servidor, foi necessario desabilita-la temporariamente.
Embora nossos Termos de Servico limitem que cada conta utilize no maximo 25% da capacidade da CPU, optamos por desativar a conta apenas quando o problema se repete – o que aconteceu neste caso.
Por favor, pare alguns minutos para ler este e-mail – ja que ele contem informacoes e recursos importantes para auxiliar na resolucao desse problema. Note que, embora a restricao seja temporaria, sera necessario que voce tome as medidas necessarias para resolver o problema, evitando novas restricoes.
Magno o que fazer meus site esta crescendo munto me ajuda por favor
Olá Jefferson, pelo que informa o seu site está em uma hospedagem comum (compartilhada) esse tipo de dificuldade é normal, pois a maioria dos usuários não se atentam em ler o termo de uso onde constam as devidas limitações para a utilização do servidor. No seu caso é recomendado que verifique a possibilidade de migração para uma hospedagem VPS, Cloud ou Dedicada, dessa forma terá uma margem maior de operação. Um perfil de uso com 2 núcleos, 1TB de tráfego e 1GB de Ram pode ser suficiente para iniciar. Abraço.
Boa noite ,
É possível fazer a hospedagem de um site em 2 lugares diferentes ?
Grata !!
Olá Cristina, você pode hospedar os arquivos do seu site em quantos lugares quiser, porém só estará ativo o site onde o DNS ou IP do provedor de hospedagem estiver apontado corretamente na sua zona de DNS. Se estiver com a intenção de fazer um backup, ou seja quando um servidor cair o outro assumir, você deve configurar o apontamento A com um TTL (tempo pra viver) de apenas 300 segundos(5 minutos), assim quando houver algum problema no servidor principal basta mudar o IP do apontamento para o outro servidor e rapidamente a alteração será propagada sem grandes prejuízos aos usuários. Para entender um pouco mais sobre DNS acesse esse tutorial de noções básicas fornecido pelo Google.
Abraço.