Servidor Linux: preciso ter medo?
Você não precisa temer um servidor de hospedagem Linux
Percebo que uma parte dos usuários iniciantes têm um pouco de medo quando o assunto é servidor Linux, venho por meio desse post mostrar que não é um bicho de sete cabeças hospedar um site em um provedor que utilize o sistema operacional Linux.
Por que esse medo do Linux existe?
Quando fala-se em Linux logo o pessoal pensa naquela tela preta, sem interface gráfica onde apenas especialistas sabem mexer, mas calma lá.
Em hospedagem de sites não é bem assim, por cima do sistema operacional do servidor existe uma outra aplicação que faz o meio campo para gerenciar as funções que mantêm o site no ar.
Quais as principais aplicações que fazem o meio campo?
As mais usadas são o Cpanel e Plesk, ambas apresentam ícones de forma intuitiva, onde é possível fazer quase tudo, redirecionar, acessar o gerenciador de arquivos, backup, agendar tarefas, gerenciar e-mail e etc.
Não é preciso temer pois o processo é muito simples.
Não sei nada posso utilizar uma hospedagem Linux?
Sim pode, quase todos provedores têm sistemas que automatizam a criação de sites, sendo necessário apenas arrastar e soltar os itens para ir montando o site, dê preferência para empresas com um bom suporte técnico para lhe auxiliar nas dúvidas que surgirem.
Servidor Linux ou Windows qual devo escolher?
A dica principal que é a seguinte, para sites que utilizam a linguagem ASP o Windows é mais recomendando, já para PHP o Linux deve ser a escolha por ter uma melhor performance nesse sistema operacional. Para quem vai utilizar um criador de sites não haverá diferença.
Conclusão servidor Linux
Por ser um sistema operacional open source onde não exige o pagamento de uma licença para utilização, os planos de hospedagem de sites são mais baratos.
Acredito que para um usuário comum que apenas deseja um site simples para divulgação de um produto ou serviço o Linux é a melhor opção custo-benefício.