Loja virtual: 5 dúvidas frequentes

loja-virtual-duvidas-frequentes-topo

5 dúvidas comuns na contratação de uma loja virtual

No post de hoje vou falar sobre dúvidas comuns que chegam até mim, o assunto loja virtual pode ser complexo para usuários iniciantes.

O momento da escolha pode ser um pouco estressante, com as respostas dadas aqui pretendo facilitar a vida de quem começa agora.

1. Preciso de CNPJ para ter uma loja virtual?

Não é obrigatório ter um CNPJ para contratar uma plataforma de loja virtual, porém se a sua intenção é emitir nota fiscal e estar legalizado você vai precisar sim de um CNPJ.

Nos dias atuais com os novos enquadramentos como MEI e o simples nacional ficou muito mais fácil e rápido abrir uma empresa, para tanto consulte um contador de sua localidade.

2. Não sei nada, ou não tenho muito tempo qual plataforma devo escolher

Se você deseja iniciar as vendas rapidamente e quer deixar de lado toda a parte de configuração e programação opte pelo sistema de loja virtual pronta.

Com ela basta cadastrar os produtos, selecionar as formas de pagamento e envio e pronto, eu recomendo as plataformas loja pronta UOL e Tray commerce.

3. Formas de pagamento como funciona em uma loja pronta?

Normalmente é oferecido um Gateway de pagamento como PagSeguro do UOL, com ele toda transação fica intermediada pelo sistema que cobra uma pequena porcentagem sobre a venda.

Você também pode optar por se cadastrar nas empresas de cartão e solicitar a integração do seu ID na plataforma escolhida.

4. Característica de infraestrutura qual devo observar em uma loja virtual?

Indico que escolha empresas que possuem o próprio data center, ou seja um infra própria localizada no Brasil.

Com isso problemas técnicos podem ser mitigados mais rapidamente, pois a base de conhecimento e os atalhos estarão mais acessíveis aos operadores.

Os colaboradores dependerão apenas de si, e não de terceiros para realizar qualquer tarefa crítica.

Recomendo servidores nacionais pois um sistema de loja virtual realiza diversas consultas ao banco de dados e quanto mais rápido isso for realizado melhor.

Servidores internacionais possuem um tempo de resposta mais lento, o que pode impactar negativamente na experiência do usuário quando o assunto é loja virtual.

5. Como sei que minha loja estará sempre no ar sem falhas constantes?

Servidores de hospedagem tracionais utilizam a nomenclatura UPTIME para designar o tempo de garantia de disponibilidade oferecido.

Algumas informam no próprio site outras omitem informado apenas no contrato de prestação de serviços.

Sempre dê preferência para um uptime maior ou igual a 99.5%, quanto mais próximo de 100% melhor.

Isso ao menos garante alguma restituição caso alguma falha ocorra e deixe o seu site fora do ar.

Adicione um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *